Ir para conteúdo

Incêndio destrói igreja gótica do século 19 em Nova York

Santuário ficou conhecida por apoiar o movimento “Black Lives Matter”, os direitos de mulheres, gays e transgêneros e as mudanças climáticas. Quatro bombeiros tiveram ferimentos leves.

Incêndio na Middle Collegiate Church, em East Village, Nova York — Foto: Duke Todd via Reuters

Um incêndio que teve início na manhã deste sábado (5) em um prédio vazio de East Village, em Nova York, se espalhou para uma igreja de 128 anos, destruindo sua estrutura gótica e seus vitrais provençais. Quatro bombeiros tiveram ferimentos leves.

A comunidade do Middle Collegiate Church, como é chamada, ficou conhecida por participar de manifestações em apoio ao movimento “Black Lives Matter”, aos direitos de mulheres, gays e transgêneros e ao combate das mudanças climáticas. A igreja também abriga o Sino da Liberdade de Nova York — símbolo da declaração da independência dos Estados Unidos.

Segundo as autoridades locais, as causas do incêndio ainda estão sendo investigadas. Ainda não há notícias sobre o estado do sino.

O prédio onde as chamas tiveram início está vazio desde fevereiro, quando um incêndio menor (considerado acidente) destruiu o local.

Incêndio destrói igreja do século 19 em Nova York

De acordo com o The New York Times, o Middle Collegiate Church foi construído em 1892 e tem uma congregação de cerca de 1.400 membros.

A Middle Collegiate Church é a mais antiga congregação das igrejas colegiadas de Nova York, que foram organizadas em 1628. Ela foi incorporada por carta real do Rei William III da Inglaterra em 1696.

Antes do incêndio, o santuário tinha mais de uma dúzia de janelas provençais e uma enorme cúpula de claraboia no salão social.

Registro de outubro de 2019, feito pelo Google Maps, da Middle Collegiate Church, em East Village, Nova York, nos EUA. — Foto: Reprodução / Google Maps
Registro de junho de 2019, feito pelo Google Maps, da Middle Collegiate Church, em East Village, Nova York, nos EUA. — Foto: Reprodução / Google Maps

Fonte: G1 Globo

Deixe um comentário