Princípio de incêndio na Chesf causa apagão em 15 cidades do Piauí
Data: 18/01/2013
O fato deixou o trânsito complicado na capital com semáforos apagados. O curto circuito atingiu um transformador de corrente da subestação.
Um princípio de incêndio na Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) deixou Teresina e 14 cidades do interior do Piauí sem energia na manhã desta sexta-feira (18). O problema aconteceu em um transformador de corrente na subestação da Chesf, que foi logo isolado. O apagão durou cerca de 30 minutos. A cidade de Timon (MA) também foi atingida.
A dona de casa Maria Zenaide, que mora no Parque São João, Zona Sul da capital, disse ter ouvido um grande barulho e quando saiu de casa para ver o que tinha acontecido observou que que havia bastante fumaça. “Por volta das 8h ouvi um barulho e sai correndo para ver o que tinha acontecido. Tinha muita fumaça, mas logo foi controlado”, relata.
Quem também ficou assutada com o incêndio foi a dona de casa Helene Rodrigues, que relatou ter presenciado outro incêndio em novembro do ano passado. “Foi em maior proporção e o que dá pra perceber é que há uma certa dificuldade até para permitir a entrada do Corpo de Bombeiros. Graças a Deus tudo foi controlado a tempo”, disse.
De acordo com informações da direção da Eletrobras Piauí o incêndio foi controlado e a energia será restabelecida aos poucos para todos os locais atingidos.
O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado, mas o problema foi contornado antes mesmo que o socorro chegasse. O superintendente regional da Chesf, Airton Feitosa, disse que todo o problema foi resolvido por técnicos da própria companhia e que em 30 minutos a energia foi restabelecida.
“Logo depois que isolamos o equipamento a energia voltou. O curto circuito atingiu um transformador de corrente e as causas do problema serão investigadas”, explica.
Todos os semáforos ficaram desligados e uma confusão se formou no trânsito em vários pontos da capital com alguns acidentes registrados. De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) o órgão tomou conhecimento do problema, mas no momento todos os agentes estavam trabalhando no esquema de segurança para a visita da presidente Dilma Roussef à capital.
No Hospital de Urgência de Teresina, um dos mais importantes da capital, não foi registrado nenhum transtorno, já que o gerador conseguiu manter a energia e o atendimento dos pacientes não ficou comprometido.
Fonte: G1 – PI