Ir para conteúdo

Porta Corta Fogo – Vedação de fogo e fumaça

A porta corta fogo é um equipamento de segurança contra incêndio que está em nossos cotidianos, mas por muitas vezes passa despercebido apesar de sua coloração e robustez. Encontramos as portas corta fogo nas escadas de prédios residenciais, shopping centers, galpões, saídas de emergência dos cinemas, e em estacionamentos.

Sua funcionalidade primordial é de contenção das chamas, calor e fumaça, fornecendo uma rota segura onde os civis poderão evacuar rápidamente e também permitir a entrada do corpo de bombeiros para o combate ao incêndio.

Conforme a NBR 11742, as classes das portas corta fogo são classificadas da seguinte forma:

  • Classe P-30: Tempo de resistência mínima de 30 minutos

Fechamento de aberturas em paredes corta fogo de resistência 1 h (CF-60);

Proteção de apartamentos em edifícios residenciais

  • Classe P-30 à prova de fumaça: Tempo de resistência mínima de 30 minutos à prova de fumaça

Utilizado nas portas de acesso às escadas de emergência com antecâmara, ou com duas portas das antecâmaras de área de refúgio;

Corredores de circulação de saídas de emergência;

  • Classe P-60: Tempo de resistência mínima de 60 minutos

Fechamento de abertura em paredes corta-fogo de resistência 2 h (CF-120);

Fechamento do acesso à antecâmara das escadas de saídas de emergência;

Proteção de escritórios em edifícios comerciais e industriais;

  • Classe P-60 à prova de fumaça: Tempo de resistência mínima de 60 minutos à prova de fumaça

Fechamento de aberturas de acesso a escadas de saídas de emergência sem antecâmara (somente em casos em que não for possível a construção da antecâmara);

  • Classe P-90: Tempo de resistência mínima de 90 minutos

Fechamento de aberturas em paredes corta fogo de resistência 3 h (CF-180);

Substituição de porta corta-fogo de madeira revestida de metal exclusivamente com uma folha e em passagens para pessoas, nas interligações de escritórios com locais de industrialização, comercialização e armazenamento;

Fechamento do acesso a recintos de medição;

  • Classe P-120: Tempo de resistência mínima de 120 minutos

Fechamento de aberturas em paredes corta-fogo de resistência 4 h (CF-240);

Substituição de porta corta-fogo de madeira revestida de metal exclusivamente com uma folha e em passagens para pessoas, nas interligações não previstas para P-90 e sempre nos casos de parede com resistência de 4 h.

portaAs portas P-30 e P-60 geralmente são compostas de madeira que dão a resistência necessária sem a utilização de portas metálicas, utilizando portas convencionais já é possível atingir a resistência mínima de 60 minutos e atender a norma e padrões de segurança sem interferir na estética do ambiente.

(Vide Portas de Madeira – P-30/60).

Já as portas corta fogo P-90 e P-120 por requererem um tempo mínimo de fogo maior, deverão ser em aço galvanizado, são mais robustas na espessura e peso.  Apesar de existir portas corta fogo com materiais diferenciados, ainda são pouco utilizados no Brasil. Um exemplo disto é as porta corta fogo de vidro.portacortafogo

Independentemente de sua composição, é fundamental que as portas corta fogo estejam sempre fechadas para que atendam a sua funcionalidade, mesmo com a circulação de pessoas. Fiscalizações são realizadas para garantir que estejam devidamente fechadas, jamais utilize calços para manter a porta corta fogo aberta!

Alguns de seus acessórios são ofertados quando são solicitados dentro do projeto, as dobradiças de mola para fechamento automático, fechaduras, barras anti pânico para evacuação rápida, e as molas aéreas.  Mas um dos principais destaques dentre os acessórios seguindo os padrões internacionais que vem sendo utilizado no Brasil, é a tira intumescente. Já estão presentes em grande parte das portas dos estabelecimentos comerciais e até nas residências da Europa e América do Norte.

As tiras intumescentes em contato com o fogo acima de 200⁰C desenvolvem uma espuma expansiva de até 40x seu tamanho original, que terá duas funções primordiais no caso de incêndio.

Vedação por completo do vão da porta e batente, evitando a passagem dos gases tóxicos;

Evitará a passagem de chamas nos vãos, garantindo a segurança da saída de emergência.

A espuma expansiva irá realizar a vedação do fogo e fumaça, mesmo quando a temperatura chega a atingir 1000⁰C, não terá efeito mecânico sobre a porta, ou seja, não irá interferir na abertura e fechamento que é fundamental para evacuação das vítimas.

 

Tira rígida
Tira rígida

As tiras devem ser instaladas em três faces da porta, superior e as laterais. Não há necessidade de instalação na parte inferior, já que os gases quentes sempre estão acima dos gases frios.

 

 

Tira flexível
Tira flexível

As tiras intumescentes flexíveis geralmente são utilizadas nas portas em que não existe recuo, e nas portas de elevadores. Já que possuem uma espessura menor (1,5mm) e são altamente flexíveis.Existem basicamente dois tipos de tira intumescente, a tira rígida e a flexível. A tira intumescente rígida é compostas por uma capa de PVC não tóxica e é utilizada geralmente quando a porta possui um recuo para acoplá-la (4mm).
Porém a decisão não se restringe somente ao tipo de tira, veja os 5 passos para suportar a sua escolha:

1. Qual a certificação que a tira intumescente possui?

No Brasil ainda não existem normas específicas que definam padrões para as tiras intumescentes, porém vale identificar se o produto atende à alguma das normas internacionais (BS 476 – Parte 8 e 22 | CNS 11227 e 15038)

2. Existe exigência de tempo de resistência?

Algumas tiras intumescentes não possuem tempo de resistência ao fogo, caso seja uma exigência, busque o tempo de resistência requerido (30 ou 60 minutos).

3. Existe espaço ou necessidade de recuo na porta para acoplar a tira rígida?

Verifique se existirá espaço para recuo da tira rígida (aproximadamente 4mm), caso contrário existem soluções de tira rígida e flexível com espessuras de 1,5mm que não requerem recuo.

Geralmente as portas corta fogo possuem um vão de 6 mm, possibilitando aplicação de tira rígida sem necessidade de recuo.

4. A porta corta fogo estará em ambiente interno ou externo?

Certifique-se que a tira intumescente a ser adquirida atenda ao ambiente que estará sujeito.  Existem tiras intumescentes que são de uso interno exclusivamente.

5. Há necessidade de Smoke brush (cerdas de fumaça)?

O smoke brush impede que a fumaça passe pelo vão antes mesmo  da intumescência. Caso queira uma proteção adicional no início do incêndio, recomendamos a utilização das cerdas de fumaça.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: