Ir para conteúdo

Proteção Passiva em Mezaninos, Escadas e Forros de Madeira

Os mezaninos são cada vez mais utilizados nos ambientes corporativos, residenciais e hoteleiros com o mesmo objetivo, ampliar a área.

mdOs ambientes corporativos buscam o ganho de espaço para aumento da capacidade de armazenamento de mercadorias e arquivos, os ambientes residenciais buscam a valorização do empreendimento pela nova área útil e pela valorização arquitetônica, e os ambientes hoteleiros utilizam os mezaninos para áreas de lazer.

md_Os requisitos de proteção passiva nos materiais de acabamento devem seguir as regulações e normativas estabelecidas pelos estados e corpo de bombeiros. Geralmente os ambientes com serviços de hospedagem, local de reunião público, serviço de saúde institucional ou que possuam cargas explosivas exige-se o controle sobre os materiais de acabamento construtivos, já em ambientes residenciais este requisito não é aplicável.

mezanino_A estrutura do mezanino geralmente é composta por pilares e vigas metálicas ou de madeira. Vemos com pouca frequência a utilização de concreto estrutural de mezaninos devido às suas dimensões não serem competitivas com o aço e madeira. Uma nova tecnologia desenvolvida na última década são os perfis pultrudados, composto de resinas poliéster reforçado com alto teor de vidro que é produzido em processo de pultrusão, podem ser utilizados também como estrutura de mezanino, tendo vantagens de menor peso, facilidade no transporte logístico e resistência de intempéries sem necessidade de tratamento.

Todas estas alternativas estruturais para mezaninos em ambiente corporativos e hoteleiros devem respeitar à regulação do corpo de bombeiros contemplando a proteção passiva, por tanto, ao analisar o projeto do mezanino, contemple esta etapa como um investimento requerido.

Para cada tipo de estrutura de mezanino, existem soluções de proteção passiva. Vamos avaliar quais são as principais soluções e seus prós e contras para suportá-lo neste processo de escolha.

Antes de entrarmos nas soluções para as estruturas de mezaninos, é importante distinguirmos dois conceitos de proteção passiva, as soluções que retardam as chamas e as soluções que dão resistência ao fogo. São normas nacionalmente e internacionalmente apartadas que tratam destes dois assuntos, a não propagação superficial de chamas, e o tempo de resistência do material sob ação do fogo.

 

Soluções Retardantes | Resistência ao Fogo

As soluções retardantes garantem que o material de construção não propague chamas, podemos dizer que se trata de um material ignifugante. As soluções para atender a resistência a fogo devem seguir a TRRF exigida, o Tempo Requerido de Resistência ao Fogo, ou seja, o material resistirá a um determinado tempo sob ação direta do fogo em altas temperaturas, sem afetar a resistência do material estrutural.

Por tanto, fique atento em adquirir a solução adequada conforme as exigências para evitar gastos desnecessários e retrabalho. E acima de tudo, exija nas soluções, seja ela retardante ou de resistência ao fogo, comprovação da realização dos testes de laboratórios reconhecidos como o IPT, UL e BRE Global e seu respectivo resultado.

Para facilitar a interpretação e escolha do produto, exija sempre:

  • Propagação superficial de chamas: Classe O e 1 – “Classe A”
  • Tempo de resistência ao Fogo: Aprovado dentro do tempo exigido para respectiva estrutura

Estrutura do Mezanino

As estruturas de mezanino em aço recebem geralmente o revestimento intumescente que fornece tempo de resistência ao fogo de 30 à 120 minutos, comparativamente com as demais soluções para o aço, apresentados em Proteção Passiva em Estruturas Metálicas. O revestimento intumescente possui algumas vantagens sobre a argamassa/fibra projetada e as placas de silicato de cálcio (Drywall), garantindo a resistência ao fogo, resistência mecânica e durabilidade com os efeitos de intempéries, tendo em vista que as estruturas do mezanino tem alta probabilidade de receberem impactos por estarem expostas e em alguns casos em área externa.

Para as estruturas, escadas e forros em madeira, existem quatro soluções aplicáveis dependendo das características do mezanino (área | altura | cargas de incêndio) especificados nas normas e decretos. Duas soluções atende a exigência de retardação do fogo e as outras duas atendem ao tempo de resistência ao fogo.

Para os retardantes existem duas soluções aplicáveis, o verniz retardante e a solução líquida retardante. O verniz retardante pode ser utilizado sobre a madeira, mesmo que esteja previamente selada ou envernizada, diferentemente da solução retardante que necessita de uma madeira em estado bruto para absorver a solução. Ambos, ao serem aplicados sobre a madeira, torna o substrato ignífugo.

A exigência de tempo de resistência ao fogo, a TRRF pode variar de 30 a 120 minutos, porém nestas circunstâncias, a exigência para proteção da madeira atinge geralmente até 60 minutos. Sendo assim, para atender ao TRRF existem duas soluções a serem utilizados, o verniz e a tinta intumescente.

Aparentemente o verniz intumescente se assemelha com o verniz retardante, porém em contato com o fogo desenvolve uma espuma expansiva que garantirá a resistência da madeira sob ação do fogo.  A tinta intumescente possui o mesmo efeito de intumescência, mas esteticamente permite a coloração em tons pastéis através de corantes.

A tinta intumescente para madeira possui propriedades especificas para utilização neste substrato específico, o revestimento intumescente para o aço de estruturas metálicas em hipótese alguma poderá ser utilizado na madeira e vice-versa.

Não devemos nos esquecer de que a proteção passiva estrutural não é o suficiente, devemos estender os requisitos para o piso, paredes, escadas e forros, a fim de garantir a segurança das vidas que lá estão.

mznSegue a tabela que demonstra qual solução ideal para os materiais construtivos de mezaninos:

tabela

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: