Fiação elétrica antiga causa incêndio em sala e aulas são suspensas
Data: 21/03/2013
Escola Saul Bennesby em Porto Velho possui mesma fiação há 20 anos. Direção da escola diz que haverá reforma no segundo semestre.
As aulas da Escola Municipal Saul Bennesby, na Zona Sul de Porto Velho, estão suspensas até a segunda-feira (25). A rede elétrica apresenta problemas e até um incêndio ocorreu na sala do segundo ano na quinta-feira (21), de acordo com professores. A direção afirma que uma reforma geral será feita ainda este ano.
A escola possui cerca de 500 alunos. A instituição tem centrais de condicionares de ar em todas as salas, mas não podem ser ligadas para não sobrecarregar a rede elétrica, de acordo com a direção. Segundo Eloy Oliveira Cardoso Filho, diretor da escola, o problema existe desde o ano passado. A fiação possui mais de 20 anos e ao ser ligada superaquece os equipamentos. Computadores, 30 lâmpadas e 16 ventiladores foram perdidos.
Amaria Seres, auxiliar de serviços gerais, tem três netos que estudam na escola e afirma que as crianças sofrem com a falta de climatização. “Eles têm medo que algum acidente grave acontece”, diz a auxiliar.
Tania Kadma, professora, conta que os professores também sofrem com a situação e que na quinta-feira (21) um incêndio ocorreu na sala de aula.
De acordo com Eloy Oliveira Cardoso Filho, diretor da escola, está previsto para o segundo semestre deste ano uma reforma, mas até o começo da obra serão necessárias adequações emergenciais para que as aulas sejam retomadas com segurança.
De acordo com a secretária adjunta da Secretaria Municipal de Educação, Francisca das Chagas, o problema de sobrecarga na rede é causado pela divisão de fornecimento com uma escola estadual, que fica ao lado. A assessoria da Secretaria Estadual de Educação afirma que vai encaminhar uma equipe ao local, na segunda-feira (25) para verificar a situação.
Fonte: G1 – RO
Categorias