Ir para conteúdo

Bombeiros irão trabalhar em 176 postos do Detran a partir de maio no RJ

Data: 17/04/2013

A partir do dia 2 de maio, cerca de 600 bombeiros militares começarão a atuar, durante suas folgas, nos 176 postos do Detran (Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro), na prevenção contra incêndio e pânico. A parceria entre o departamento e o Corpo de Bombeiros foi estabelecida em convênio, assinado em março, pelo presidente do Detran, Fernando Avelino, e pelo secretário de Defesa Civil e comandante da corporação, coronel Sérgio Simões.

A parceria é a primeira que o Corpo de Bombeiros firma dentro do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), que permite a PMs e bombeiros trabalharem em órgãos do estado quando não estão de serviço nos quartéis. Nos postos do Detran, os bombeiros ficarão responsáveis pela implantação das Unidades de Prevenção contra Incêndio e Pânico (UPCIPs).

Com isso, haverá redução dos riscos de incêndio e acidentes no patrimônio público e garantia da incolumidade dos servidores do órgão, dos prestadores de serviços e dos clientes, além do aumento da sensação de segurança oferecida a estes mesmos clientes. É um programa inovador, já que os integrantes da corporação não mais se limitarão, no seu dia a dia, a ficarem aquartelados.

Quarenta unidades

Inicialmente, serão instaladas UPCIPs em 40 dos postos do Detran considerados estratégicos no item atendimento ao cliente, a quase totalidade de vistoria. Em alguns deles também funcionam unidades da Diretoria de Habilitação, que expede carteira de motorista, e da Diretoria de Identificação Civil, responsável pelas carteiras de identidade.

Entre os postos que serão dotados de UPCIPs, estão o da Barra da Tijuca, Ceasa, Ilha do Governador, DNER, Haddock Lobo, Machado de Assis, Santa Luzia, Vila Isabel, Niterói, São Gonçalo, Petrópolis, Campos I, Campos II, Casimiro de Abreu, Cordeiro, Volta Redonda e Petrópolis.

Para informar aos funcionários sobre a atuação de integrantes do Corpo de Bombeiros nos postos, o Detran reuniu na última sexta-feira (12/4) dirigentes das suas 176 unidades. Na ocasião, foram explicitados aos funcionários os serviços e atribuições a cargo das UPCIPs.

As unidades atuaram em seis frentes: Planejamento operacional e de mobilização preventiva; Capacitação e treinamento de servidores; Ações de prevenção de desastres; Fiscalização do sistema de segurança contra incêndio e pânico; Execução de operações combinadas e simuladas de desocupação das unidades; e Ações de proteção e defesa civil.

 Fonte: G1 – RJ

https://blogsci.com.br/

Deixe um comentário