Fire Safe Brasil
O evento Fire Safe Brasil teve início nesta terça-feira, na cidade de São Paulo. No primeiro dia do evento houveram mais de 120 participantes e novas tecnologias foram intensamente debatidas entre os palestrantes e a audiência.
O organizador do encontro, Sr. Apoorv Kumar, comentou sobre a importância de realizar um evento destas proporções em São Paulo e chamou a atenção para os temas de Segurança contra Incêndio, debatidos durante o evento que reúne autoridades de todos o Brasil e o mundo.
A presença massiva de autoridades do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de São Paulo foi muito importante. O Comandante Coronel Reginaldo Campos Repulho, realizou a abertura do evento, ressaltando a importância de continuar com um trabalho preventivo e de resgate ao qual a corporação prioriza no país. Um novo sistema chamado Via Fácil, permitirá a consulta pública de estabelecimentos que estão ou não adequados com o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros do Estado de SP. O sistema desenvolvido em parceria com a Prodesp, será inovador no pais e no mundo, permitindo uma maior conscientização dos estabelecimentos comerciais, para frequentar estabelecimentos mais seguros.
O debate sobre formas de combate e prevenção de incêndios, como a tragédia da boate Kiss em Santa Maria (RS), gerou discussões intensas que elucidaram muitas casualidades pelo mundo, incluindo os incidentes ocorridos nos EUA, Europa e América do Sul. Notou-se que os sprinklers são uma forma eficiente de combate ao fogo, no entanto, muito custosa para pequenos e médios estabelecimentos, e inconcebível para edifícios pré-existentes, que necessitam adequação às legislações de cada estado. Debateu-se muito sobre o uso da proteção passiva contra o fogo para o controle de materiais de acabamento, revestimento e compartimentação de ambientes.
Os procedimentos de Segurança contra Incêndio para a Copa do Mundo e Olimpíadas de 2016 também foram discutidos e as empresas privadas como a Braskem e Castrol BP estão engajadas em colaborar e contribuir com planos de emergência e mitigação de riscos durante os eventos esportivos.
O segundo dia, foi marcado pela mesma quantidade de participantes e contou com palestras da UL, falando sobre a normas utilizadas em ensaios de revestimentos intumescentes.
A palestra do Dr. Peter Wagner da VFDB (Associação de Segurança Contra o Fogo da Alemanha), falou sobre modelos dinâmicos de dimensionamento de postos de serviços e atendimento dos bombeiros em cidades grandes como Berlin. O modelo parametrizado e dinâmico, pode ser uma realidade nas grandes capitais do Brasil no futuro. Seguindo sua palestra, o Coronel Harald Herweg, chefe dos Bombeiros de Berlin, falou sobre os esforços empregados durante a Copa do Mundo 2006 na Alemanha e do posterior auxílio aos serviços de emergência e contingência adotados durante a Copa do Mundo na África do Sul.
Ainda pela manhã, houve uma palestra sobre Proteção Passiva Contra o Fogo, realizada pelos Senhores Rogerio Lin e Jeffery Lin, da CKC do Brasil, especialistas da área no Brasil há mais de 15 anos; ambos abordaram a importância de se atender às regulações vigentes estaduais e da importância do uso de soluções de tratamento retardante ou intumescente em Controle de Materiais de Acabamento e Revestimento (CMAR), compartimentação vertical e horizontal de ambientes e também de edifícios estruturais. Houve grande participação com perguntas dos participantes, o que elucidou muitas dúvidas e um direcionamento para o assunto ainda inovador para o Brasil.
O encerramento do evento será hoje, 19 de junho e os participantes aguardam uma segunda edição, provavelmente a ser realizada na cidade do Rio de Janeiro.
O Blog Segurança Contra Incêndio apoia a iniciativa da empresa Flemming Gulf, no 1º Fire Safe Brasil e muitas outras iniciativa como a que estamos recebendo em São Paulo, Hotel Sheraton, WTC. 18 e 19 de junho de 2013.
Categorias