Ir para conteúdo

Bombeiro relata falhas de segurança contra fogo em obra do Corinthians

Data: 28/11

Relatório indica 50 problemas com relação a segurança contra incêndio. Promotoria analisa documento e estuda paralisar obra devido mortes.

Untitled-1

Relatório do Corpo de Bombeiros de outubro deste ano aponta 50 irregularidades encontradas na construção da Arena Corinthians, na Zona Leste de São Paulo, palco de abertura da Copa do Mundo de futebol de 2014. O Ministério Público recebeu na última sexta-feira (22) o documento que reprova o projeto de segurança contra incêndio do estádio.

Nesta tarde, dois funcionários morreram no pátio de obras depois de uma estrutura, com guindaste, cair sobre eles. Por causa desse acidente com mortes, o promotor José Carlos de Freitas, da Promotoria de Habitação e Urbanismo, afirmou nesta tarde ao G1 que o Ministério Público apura as causas do que ocorreu e irá pedir um laudo técnico para apontar causas e eventual comprometimento na estrutura da construção que possa colocar em risco os operários e futuros frequentadores.

De acordo com Freitas a vistoria que estava marcada para o local por conta das irregularidades constatadas na análise do projeto técnico de segurança contra incêndio poderá ser antecipada devido ao acidente com mortes.

“Os bombeiros fizeram uma vistoria no local e detectaram inconformidades do projeto técnico de segurança contra incêndio. Eles fizeram a vistoria no dia 29 de outubro”, disse Carlos de Freitas. “Os bombeiros alegaram que há morosidade na correção dessas irregularidades”.

Segundo o promotor, as irregularidades vão desde questões “consideráveis” a “pequenas.” “Se tratam de inconformidades das escadas de incêndio, saídas de emergências etc, que terão de ser adequadas pela parceria Odebrecht e Corinthians”.

A Promotoria informou que já “havia agendado com advogado do Corinthians, no começo desta semana, uma vistoria na obra, para os próximos dias do mês de dezembro, visando aferir as inconformidades apontadas em correspondência recente do Corpo de Bombeiros, sob o aspecto de segurança contra incêndio.”

Segundo o relatório do Corpo de Bombeiros, o estádio não tinha, até 29 de outubro, aprovação do “Projeto Técnico de Segurança Contra Incêndio”. Segundo documento, a razão foi a “morosidade” na correção de “inconformidades” constatadas no projeto técnico.

A Promotoria também já tinha “instaurado inquérito civil para investigar a construção da Arena Corinthians, tanto sob o aspecto da segurança da edificação quanto dos impactos no entorno.” Mas agora, por causa do acidente ocorrido nesta tarde, “requisitará laudo para apontar suas causas e eventual comprometimento na estrutura da construção que possa colocar em risco a integridade física e a vida dos futuros frequentadores.”

“Somente se os elementos técnicos indicarem a necessidade da suspensão das obras é que a Promotoria adotará providências para que a construção seja paralisada, até que sejam eliminados quaisquer riscos para o seu prosseguimento. Aguardará, portanto, o laudo da Polícia Científica para avaliar as medidas a serem adotadas”, informa nota divulgada pela assessoria de imprensa do Ministério Público.

Indagado se irá pedir a suspensão temporária das obras até a conclusão da vistoria e dos laudos, o promotor respondeu que não pensa em fazer isso no momento. “Se houver risco, o estádio não pode ser inaugurado com esse risco em potencial. Tem que ter laudo dizendo que esse tipo de acidente não abalou a estrutura.”

Ainda de acordo com o Ministério Público, esse é o primeiro acidente que ocorre no canteiro de obras da Arena Corinthians. “Fui há cinco meses fazer uma vistoria no local e vi uma placa que informava que o número de dias sem nenhum acidente grave na obra registrado no local. Infelizmente não é o que ocorreu agora”, disse Carlos de Freitas.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP), o 65º Distrito Policial, Artur Alvim, vai investigar as causas do acidente com mortes na Arena Corinthians. O caso deverá ser registrado nesta quarta-feira (27) na delegacia, que já enviou policiais ao local para iniciar as investigações.

Fonte: globo.com

Deixe um comentário