Ir para conteúdo

Após Kiss, emissão de planos contra incêndio cresce 230% no RS

Data: 08/01

Quase 22,5 mil PPCIs foram emitidos em 2013, segundo o Crea-RS. Bombeiros atribuem aumento ao rigor e conscientização após tragédia.

PPCI

A emissão de Planos de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) aumentou mais de 230% no Rio Grande do Sul, de acordo com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RS).Santa Maria, onde a tragédia na boate Kiss vitimou 242 pessoas, é a cidade do interior onde a procura por PPCI mais cresceu em 2013: o aumento foi de 200%.

De acordo com o Crea, 22.482 PPCIs foram registrados no estado em 2013, contra 6.679 no ano passado. O plano de prevenção contra incêndio é necessário para qualquer imóvel que tenha aglomeração de pessoas. A procura cresceu após o incêndio na boate Kiss, no dia 27 de janeiro.

Em Santa Maria, os bombeiros que antes atendiam ao menos de 200 pedidos por mês passaram a receber quase mil. “Lá em abril tinha 1,8 mil projetos aguardando a inspeção. Nós começamos a inspecionar em torno de 900 projetos por mês. Como entrava mais 450 pedidos por mês, nós dobramos a capacidade para poder reduzir esse passivo”, conta o tenente-coronel Marcelo Maya, comandante dos bombeiros de Santa Maria.

Segundo o Corpo de Bombeiros, dois aspectos foram fundamentais para o aumento na procura por PPCIs. A fiscalização e a cobrança com mais rigor por parte da corporação e, principalmente, a conscientização de empresários após a tragédia de Santa Maria. “As pessoas não vêm mais discutir conosco, pedir para colocar esse ou aquele sistema”, diz Maya.

A demanda é tanta que engenheiros passaram a trabalhar apenas com a elaboração de PPCIs. A procura em um escritório de Santa Maria para elaboração de projetos é quase diária. “Desde empresas pequenas, médias, grandes a condomínios, todos procuram a gente”, conta o empresário Walter Lenz.

Segundo o Comando Regional de Bombeiros de Santa Maria, a emissão do documento demora cerca de 60 dias se os proprietários atenderem a todas as exigências dentro do prazo.

Fonte: globo.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: