Ir para conteúdo

Cinema na Zona Sul e boate na Lapa são interditados pela fiscalização de segurança contra incêndio no RJ

Data: 09/01

proconboatecine

A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), através de fiscais do Procon-RJ, e o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro iniciaram nesta quarta-feira a Operação Herói do Fogo. O objetivo da ação é fiscalizar as condições de segurança de estabelecimentos do setor de entretenimento da cidade.

Sete cinemas e uma boate foram fiscalizados, todos autuados e multados. O Espaço Itaú de Cinema, na Praia de Botafogo, e o Cine Sesc, no Rio Shopping em Jacarepaguá, foram interditados por falta de iluminação que sinalize a saída de emergência.

A Boate Rittmo da Lapa também foi interditada por funcionar sem nenhuma autorização, com as instalações ainda em obras e sem nenhuma segurança para os frequentadores.

Na boate, parte da entrada estava obstruída com andaimes fios pendurados, escadas e operários trabalhando nas obras do estabelecimento. Sem concluir a obra, o estabelecimento funcionava com montes de entulhos eram obstáculos para o público, falta de equipamento e sinalização de segurança, além de saídas de emergência que levavam a um galpão cheio de entulho e carros estacionados e não para a área externa do imóvel.

Confira o balanço da Operação Herói do Fogo:

1 – Boate Rittmo (Rua Riachuelo, 142): Ausência de qualquer documentação de alvará para funcionamento. Falta de segurança e condições mínimas de uso. Obstáculos da própria obra por todo o espaço. Saídas de emergência sem barras de segurança e que dão em um galpão com entulhos da obra e carros estacionados. Falta de sinalização para escape.

2 – Espaço Itaú de Cinema (Praia de Botafogo, 316): Não disponibiliza óculos 3D com fechamento à vácuo. Ausência do cartaz que proíbe a entrada de armas e do cartaz que informa o número e endereço do Procon. Bilhete sem selo de cumprimento do Coscip. Cinema interditado pela falta de iluminação que sinalize a saída de emergência.

3 – Cine Sesc (Estrada do Gabinal, 313/Rio Shopping): Cinema interditado pela falta de iluminação que sinalize a saída de emergência.

4 – Kinoplex (Shopping Tijuca): Ausência de divulgação de fotos de crianças e adolescentes desaparecidos contrariando a Lei Municipal 5121/09 e Lei Estadual 3618/01. Ausência do cartaz que proíbe a entrada e permanência de pessoas armadas como exige a lei 2526/96. Ausência do cartaz informando o cumprimento do Código de Incêndio e Pânico/Coscip, como prevê a Lei 6466/2013. Ausência de informação ao consumidor da existência de alvará de proteção e prevenção contra incêndios, bem como do respectivo cartaz, em descumprimento à Portaria MJ 3083/2013.

5 – Cine Odeon (Praça dos Professores, 7/Cinelândia): Não tem o cartaz explicando as normas para uso dos extintores. Ausência do cartaz que proíbe a entrada de armas.

6 – Kinoplex (Shopping Nova América): Óculos 3D higienizados, mas não embalados a vácuo. Não possui o selo do Coscip. Não são exibidas as fotos de desaparecidos. Ausência do cartaz que proíbe a entrada de armas. Não tem cartaz com alvarás. Ausência de informação no ingresso sobre a existência de alvará de funcionamento e de prevenção de incêndio. Problema parcial com iluminação de emergência. Porta de entrada sem barra antipânico. Não foi apresentado o certificado de ignifugação (CBMERJ 57253).

7 – Cinema Shopping Recreio: Não tem bebedouros. Não passa o trailer de crianças aparecidas. Ausência de guichê para deficientes. Não possui selo de cumprimento do Coscip. Ausência de informação no ingresso sobre a existência de alvará de funcionamento e de prevenção de incêndio.

8 – UCI (Park Shopping Campo Grande): Ausência de bebedouros. Não tem cartaz que proíbe a entrada e permanência de pessoas armadas. Não divulga informações sobre crianças e adolescentes desaparecidos. Óculos 3D sem embalagem a vácuo. Não tinha informação no ingresso sobre a existência de alvará de funcionamento e de prevenção de incêndio.

9 – Cine Santa Teresa: Não tem o cartaz explicando as normas para uso dos extintores. Cadeiras não numeradas.

Fonte: sidneyrezende.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: