Ir para conteúdo

Incêndio de grandes proporções atinge depósito de pneus em Santos

Testemunhas relataram grande explosão antes do incêndio começar.
Fogo começou às 15h30 e demorou uma hora para ser controlado.

Incêndio atinge loja no Centro de Santos, SP (Foto: Nina Barbosa/G1)Incêndio atinge depósito no bairro Valongo, em Santos (Foto: Nina Barbosa/G1)

Um incêndio de grandes proporções atingiu um depósito de pneus na tarde desta terça-feira (30) no bairro Valongo, em Santos, no litoral de São Paulo. Antes do fogo começar, trabalhadores relataram ter ouvido uma grande explosão na região. Oito pessoas estavam no local no momento da explosão, ninguém ficou ferido.

O fogo começou por volta das 15h30, na Rua São Bento. Os bombeiros foram acionados e grande parte da frota foi enviada ao local para tentar combater as chamas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foi acionado. Os trabalhos duraram cerca de uma hora até que o incêndio fosse totalmente controlado.

Bombeiros foram chamados para controlar as chamas (Foto: Alexandre Valdivia / TV Tribuna)
Bombeiros foram chamados para controlar as
chamas (Foto: Alexandre Valdivia/TV Tribuna)

Por volta das 16h, enquanto os bombeiros combatiam o fogo, uma parte da estrutura do depósito acabou desabando, após ser totalmente consumida. A área precisou ser isolada para que os bombeiros conseguissem trabalhar com tranquilidade. A concessionária CPFL Piratininga desligou a energia elétrica na área para facilitar a operação. Cerca de 30 minutos depois, às 16h30, os bombeiros iniciaram o trabalho de rescaldo.

Segundo a auxiliar administrativa Vitória Rocha, a explosão que precedeu o incêndio foi gigantesca. “Eu trabalho perto do local. Foi muito forte. O incêndio começou em um armazém de pneus. A estrutura dos prédios no Centro da cidade chegaram a tremer. A fumaça pode ser vista de qualquer parte do Centro”, conta.

Incêndio atinge loja no Centro de Santos, SP (Foto: João Paulo Castro/G1)
Fumaça de incêndio podia ser vista de longe
(Foto: João Paulo Castro/G1)

O major Daniel Tenorio dos Santos, do Corpo de Bombeiros, afirma que, segundo os funcionários, o fogo começou durante o uso de um maçarico. “Em razão de haver muito material de borracha e barris de óleo diesel, o incêndio se propagou muito rapidamente. Outro fator que agravou a situação foi o telhado do local, que é de madeira. Mesmo assim, conseguimos chegar rápido e controlar a situação. Cinco viaturas dos bombeiros e 18 homens foram utilizados na operação. Usamos 53 mil litros de água. Ninguém ficou ferido, apenas um bombeiro machucou o pé após a queda de uma viga, mas nada sério”, relata o major.

A Defesa Civil esteve no local para avaliar a situação do imóvel. “Fizemos uma análise do local, junto com equipes da Prefeitura de Santos. Os engenheiros avaliaram que a estrutura de alvenaria não sofreu grandes danos, porque é uma obra antiga, as paredes são espessas. Apenas o telhado está comprometido, mas o imóvel ficará interditado. O proprietário será intimado a demolir o restante do telhado, para depois retirar o que tem lá dentro. Os imóveis vizinhos não foram afetados”, explica José Carlos Turzini, coordenador de riscos da Defesa Civil.

Por meio de nota, a Prefeitura de Santos informou que o trecho acima da Rua São Bento, entre as ruas Getúlio Vargas e São Leopoldo, foram bloqueadas, além da Rua Alexandre Rodrigues, também entre as ruas Getúlio Vargas e São Leopoldo. Agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) fizeram uma operação de fluidez na Praça dos Andradas e na Rua Christiano Ottoni. O trânsito neste momento flui normalmente, sem lentidão.

Depósito de pneus é atingido por incêndio no Centro de Santos (Foto: Alexandre Valdivia / TV Tribuna)Depósito de pneus é atingido por incêndio no Centro de Santos (Foto: Alexandre Valdivia/TV Tribuna)
CPFL cortou a energia do local por segurança (Foto: LG Rodrigues / G1)CPFL cortou a energia do local por segurança (Foto: LG Rodrigues G1)
Armazém pegou fogo no Centro, em Santos, no litoral de São Paulo (Foto: Solange Freitas / G1)Armazém pegou fogo no Centro, em Santos, no litoral de São Paulo (Foto: Solange Freitas/G1)
Incêndio atinge loja no Centro de Santos, SP (Foto: Nina Barbosa/G1)Incêndio atinge loja no Centro de Santos, SP (Foto: Nina Barbosa/G1)
Fonte: G1 Globo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: