Um incêndio de grandes proporções destruiu uma fábrica de roupas na madrugada desta quinta-feira (30), em Ribeirão Preto (SP). O prédio da Anabru Jeans, que fica no bairro Campos Elíseos, na zona norte da cidade, foi tomado pelas chamas e teve a estrutura completamente abalada. Segundo os bombeiros, o imóvel deverá ser demolido, pois há riscos de desabamento.
Equipes da corporação permanecem no local na manhã desta quinta para fazer o rescaldo do incêndio. A empresa informou que ainda não calculou o valor do prejuízo. Mais de 100 funcionários que trabalham no local, que também funcionava como loja, devem ser encaminhados para outras unidades.
O fogo começou por volta das 2h. De acordo com o tenente do Corpo de Bombeiros André Lelis Viana, ainda não há informações sobre as causas do incêndio. Quando os bombeiros chegaram ao local, o prédio já estava tomado pelas chamas.
“Fizemos a exploração do local e iniciamos o combate pela Rua Luiz Barreto, porque o acesso do prédio é tanto por essa rua quanto pela Marquês de Pombal. Começamos o combate interno pela Luiz Barreto e o combate externo pela Marquês de Pombal”, afirma.
Segundo Viana, sete viaturas e mais de 20 homens trabalharam para conter as chamas até a manhã desta quinta. Foram utilizados mais de 90 mil litros de água na ação. “O material [jeans] contribuiu para a propagação e amplitude do incêndio”, explica.
O fogo atingiu o teto e derrubou o telhado da fábrica. De acordo com o tenente, o incêndio comprometeu a estrutura do imóvel, que corre risco de desabamento. “O prédio já está com a estrutura colapsada de telhado, já tem algumas vigas e colunas que estão arqueadas. Estamos fazendo o rescaldo, mas o prédio vai ter que ser demolido”, diz.
Prejuízos
Segundo o diretor da empresa, David Brito da Silva, ainda não foi calculado o valor do prejuízo, mas os funcionários que trabalham na unidade incendiada não deverão ser prejudicados. “É complicado, uma situação difícil de entender. Mas a empresa está viva. Vamos continuar, a empresa vai continuar. Infelizmente é um prejuízo muito grande, mas a gente vai dar sequência”, afirma.
