Ir para conteúdo

Câmera registra início do fogo que destruiu Museu da Língua Portuguesa

Incêndio aconteceu em 21 de dezembro em prédio no Centro de São Paulo.
Suspeita é que curto-circuito ou estouro de lâmpada tenham iniciado chamas.

Uma câmera de segurança registrou o começo do incêndio no Museu da Língua Portuguesa, no Centro de São Paulo, em 21 de dezembro. As imagens foram obtidas com exclusividade pelo Jornal Nacional. A câmera estava instalada no teto de uma sala do 1º andar, onde ficava a mostra “O tempo e eu”, sobre o historiador Câmara Cascudo.

Na data do incêndio, o museu estava fechado e era dia de manutenção. O vídeo mostra a movimentação de funcionários desde cedo. No início da tarde, dois deles passam com uma escada e checam a iluminação. Às 13h42, a equipe leva a escada para o corredor e para num ponto distante da câmera, mas é possível ver que um dos funcionários sobe na escada.

Neste ponto, estavam penduradas várias redes de dormir, um dos temas de estudo do historiador. Acima delas, havia refletores. As imagens das câmeras confirmam o que os funcionários do museu disseram à polícia: que o incêndio teria começado com a troca da iluminação. A suspeita é que uma fagulha, causada por um curto-circuito ou o estouro de uma lâmpada, tenha caído nas redes.

Pouco depois das 14h, os funcionários fazem testes com os refletores. Às 14h52, começa o incêndio no corredor. Vários pedaços em chamas vão caindo do teto. Tudo indica que são as redes pegando fogo. Um minuto depois, o incêndio já toma conta do corredor.

Em seguida, chega o bombeiro civil Ronaldo Ferreira da Cruz. Ele acabou morrendo tentando combater o fogo. O incêndio se espalha rapidamente e há muita fumaça. O calor afeta a câmera que fica com a imagem em preto e branco até parar de gravar.

Os peritos ainda estão analisando as imagens da câmera e ainda não há prazo para a entrega do laudo com as causas do incêndio. O governo de São Paulo não deu previsão para a reconstrução do Museu da Língua Portuguesa.

Fogo em corredor do primeiro andar do Museu da Língua Portuguesa (Foto: Reprodução/TV Globo)Fogo em corredor do primeiro andar do Museu da Língua Portuguesa (Foto: Reprodução/TV Globo)

Fonte: G1 Globo

Um comentário em “Câmera registra início do fogo que destruiu Museu da Língua Portuguesa Deixe um comentário

  1. Veja uma prova real e verdadeira da importância em ter uma equipe treinada e preparada com consciência e um perfil responsável em lidar com energia elétrica.
    Lamentável que muitos líderes não avaliam está importância na contratação de empresas prestadoras de serviços visando apenas o baixo valor dos orçamentos apresentados.
    Isto prova que sempre “o barato acaba saindo mais caro” e ” quem procura preço não encontra qualidade”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: