Ir para conteúdo

A NASA provocará um incêndio no espaço para novo experimento

(FOTO: FLICKR/RAUL LIEBERWIRTH)
(FOTO: FLICKR/RAUL LIEBERWIRTH)

Fogo e espaço são elementos que geralmente só se encontram em filmes de ficção científica. Como um incêndio nunca ocorreu no espaço – pelo menos não de forma a ser analisado em tempo real -, cientistas da NASA anunciaram que pretendem provocar um para estudar as condições do evento.

A ideia é realizar o experimento com uma nave de abastecimento sair da Estação Espacial Internacional. Para garantir a segurança dos sete astronautas que estarão na estação, o incêndio será provocado no momento em que o veículo estiver entre uma distância segura do local e antes de entrar na atmosfera da Terra.

A missão leva o nome de Spacecraft Fire Experiment-I (Saffire-I) e contará com instrumentos para medir o crescimento das chamas e o uso do oxigênio. De acordo com o pesquisador David L. Urban, que conduzirá o experimento, sua equipe pretende entender como ocorre o crescimento das chamas na microgravidade, de forma a garantir a segurança de futuras missões espaciais. Vale lembrar que, em 2030, a primeira missão tripulada da NASA estará a caminho de Marte – uma trajetória que durará pelo menos dois anos.

Assim que a nave estiver na posição certa, um composto inflamável dará início ao incêndio. O experimento deve durar entre 15 e 20 minutos e contará com duas câmaras para gravar o acontecimento, enquanto dois radiômetros medirão o calor emitido e sensores de O2 e CO2 coletam dados sobre o fogo. Esse material seria enviado para a Terra e logo, avaliado com mais profundidade pela equipe de Urban no Centro de Pesquisa Glenn, em Ohio, nos Estados Unidos.

Fonte: Revista Galileu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: