Ir para conteúdo

Corpo de Bombeiros recebe treinamento sobre reformulação da legislação de prevenção contra incêndio e pânico

021216_1

A fase presencial dos cursos de Inspeção em Edificações em Áreas de Risco e de Análise de Projetos e Inspeção em Edificações de Risco teve início nesta terça-feira (29) no comando do Corpo de Bombeiros, em Porto Velho, com ministração dos bombeiros militares do Estado de Goiás. A atualização dos bombeiros militares de Rondônia se faz necessário tendo em vista que a Lei nº 858, que dispõe sobre normas de segurança contra incêndio e evacuação de pessoas, que está em vigor desde 16 de dezembro de 1999, e substituíra Instruções Técnicas (ITs) a partir de janeiro de 2017.

Durante a cerimônia da aula inaugural dos cursos, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Silvio Luiz Rodrigues da Silva, destacou a importância da reformulação da lei que rege as normas de segurança do trabalho do Corpo de Bombeiros, tendo em vista que a lei hoje em vigência tem 17 anos. O comandante do CBMRO também ressaltou a importância dessa parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás e afirmou que quem vai ganhar com isso é a população de Rondônia, que irá contar com um trabalho ainda mais eficiente e moderno.

O secretário de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania, coronel Lioberto Caetano, que já comandou a corporação em Rondônia, disse que o Corpo de Bombeiros de Goiás é referência, e agradeceu a parceria. Ele destacou também a importância de um sistema integrado para que cada instituição possa desenvolver o seu trabalho com mais eficiência e disse que tem trabalhado para implantar o sistema em Rondônia.

O Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás disponibilizou quatro oficiais para a capacitação do efetivo de Rondônia, sendo eles: major Rodrigo Ferreira da Silva, 1º tenente Hugo de Oliveira Basílio, 1º tenente Raphael Paiva Justo e o tenente Sayro Geane Oliveira, que vão permanecer em Rondônia até o dia 9 de dezembro, quando finaliza a fase presencial do curso.

O instrutor major Ferreira disse que é um grande orgulho e satisfação dividir os conhecimentos com os bombeiros de Rondônia, e ao mesmo tempo sentem o peso da responsabilidade e finalizou dizendo que com certeza não só ele, mas todos os instrutores que vieram de Goiás também vão aprender muito com os bombeiros de Rondônia.

Segundo o coordenador de Atividades Externas do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Nivaldo de Azevedo Ferreira, com a reformulação da legislação de Prevenção Contra Incêndio e Pânico, o Corpo de Bombeiros de Rondônia passa a aderir às normas que são adotadas em todo o País, ou seja, vai haver uma padronização do trabalho do corpo de bombeiros no que se refere à segurança contra incêndio.

Cerca de 80 bombeiros militares serão capacitados para atuarem conforme prevê as Instruções Técnicas que passará a vigorar em Rondônia no dia 1° de janeiro do ano que vem.

Fonte: Portal Espigão

Um comentário em “Corpo de Bombeiros recebe treinamento sobre reformulação da legislação de prevenção contra incêndio e pânico Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: