Incêndio destrói galpão de indústria têxtil em Santa Bárbara d’Oeste e funcionários evacuam local; vídeo
Ocorrência foi na empresa Covolan na noite deste sábado (5) e madrugada de domingo (6). Bombeiros de cidades vizinhas foram acionados para o combate das chamas. Fogo consumiu o que havia no galpão.
Um incêndio atingiu a indústria têxtil Covolan, em Santa Bárbara d’Oeste (SP), na noite deste sábado (5). Equipes do Corpo de Bombeiros da cidade e também de Americana (SP) e Piracicaba (SP) foram acionadas e deram apoio no combate às chamas, que seguiu pela madrugada deste domingo (6).
Brigadistas de incêndio da indústria também trabalharam na ocorrência, que começou por volta das 21h e terminou às 5h30, segundo o Corpo de Bombeiros da cidade. A reportagem da EPTV, afiliada da TV Globo, apurou nesta manhã que funcionários do turno da noite estavam trabalhando quando o fogo começou.
O galpão foi evacuado e as chamas se alastraram rápido. Ninguém ficou ferido. Veja no vídeo acima.

Vídeos feitos por trabalhadores mostram o momento em que o fogo ainda se concentrava no fundo do galpão enquanto todos saíam. Após o combate ao fogo, máquinas, equipamentos, matéria-prima e tudo no interior do ambiente ficou destruído.
De acordo com o registro do Corpo de Bombeiros da cidade, a área atingida tem cerca de 5 mil metros quadrados. A Defesa Civil esteve na empresa e vai avaliar se há necessidade de interdição.

A mobilização e a quantidade de fumaça chamaram a atenção de moradores que residem próximo ao local, no Distrito Industrial de Santa Bárbara d’Oeste.
O incêndio foi extinto no fim da madrugada, mas brigadistas seguiam no local nas primeiras horas do dia. Ainda havia fumaça e foi possível ver o galpão afetado. O Corpo de Bombeiros informou que se mantém de prontidão caso o fogo volte.

Não se sabe ainda o que pode ter provocado o incêndio e ainda haverá perícia no local. O g1 tentou contato com a Covolan por telefone e a EPTV procurou representantes na empresa, mas eles não quiseram se posicionar.
A empresa foi fundada em 1966, é 100% brasileira, tem um departamento de exportação e outras plantas no país, segundo informações no seu site oficial. Na página também consta que a indústria não utiliza substâncias químicas perigosas para a saúde humana e para o meio ambiente.
A EPTV, afiliada da TV Globo, procurou a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) a respeito da ocorrência e aguarda retorno.

Fonte: G1 Globo
Categorias
Blog SCI, Corpo de Bombeiros, fogo, incêndio, Incêndios em Galpões, [Incêndios em SP]