Ir para conteúdo

Shopping Nova América, Rio, teve 20% do prédio destruído em incêndio

Segundo assessoria do estabelecimento, 40 lojas foram danificadas.
Comitê será criado para atender aos lojistas e identificar causas do incêndio.

O incêndio que atingiu o Shopping Nova América, em Del Castilho, na Zona Norte, na segunda-feira (16) deixou 40 lojas danificadas. Segundo informou nesta terça-feira (17) a assessoria do shopping, isso representa 20% do prédio. O trabalho de combate às chamas demorou cerca de quatro horas.

Em nota, o shopping informou que foi criado um canal de atendimento para os lojistas e colaboradores para fornecer informações sobre o ocorrido. Ainda não há previsão de reabertura do centro de compras. A perícia foi realizada na manhã desta terça, e o secretário de Defesa Civil, Márcio Motta, afirmou que ainda há riscos de novos desabamentos nos prédios atingidos.

“É preciso cuidado”, disse ele.

Segundo o comunicado, as causas do acidente ainda não foram esclarecidas e os empreendedores estão colaborando com as autoridades para identificar o que causou o incêndio. O shopping tem seguro e a seguradora já está começando os trabalhos no local. Os lojistas também terão acesso ao empreendimento para tomar as providências sobre suas operações em até 24 horas.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros retornou ao local na manhã desta terça-feira (17) para realizar o trabalho de rescaldo e, assim, evitar que novos focos do incêndio surgissem.

Fogo intenso
O incêndio de grandes proporções atingiu o shopping no começo da tarde de segunda-feira. Pelo menos cem bombeiros de dez quartéis (entre eles Méier, Ramos, Central, Vila Isabel, Caxias, Jacarepaguá) foram deslocados para combater o fogo, com 30 carros. As chamas se alastraram rapidamente. Imagens aéreas mostravam o telhado do prédio sendo consumido. Uma intensa nuvem de fumaça podia ser vista de longe.

O governador Luiz Fernando Pezão e o prefeito Eduardo Paes estiveram no shopping para acompanhar o trabalho do Corpo de Bombeiros. Ao conversar com lojistas, o governador disse que vai traçar um plano de concessão de linha de crédito para os comerciantes que tiveram os seus negócios afetados. Eduardo Paes lamentou a destruição de parte do prédio histórico.

Em nota, o shopping Nova América destacou, ainda na segunda-feira, que não houve vítimas. “Todas as pessoas que estavam no local foram rapidamente retiradas com auxílio da brigada de incêndio do shopping”, esclareceu o comunicado.

O comandante do Corpo de Bombeiros, Sérgio Simões, afirmou que o fogo começou pelo segundo andar – onde ficam as lojas – por voltadas 12h e se propagou através do telhado do terceiro andar.

“Ainda há um longo trabalho de rescaldo e devemos trabalhar aqui por mais 48 a 72 horas”, disse. Simões afirmou ainda que não é possível saber em que loja começaram as chamas.

Rio incêndio shopping Nova América (Foto: José Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo)Rio incêndio shopping Nova América (Foto: José Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo)

Sem previsão de reabertura
O superintendente do shopping, Carlos Martins, disse que o local ainda não tem previsão de reabertura após o incêndio e que a maior preocupação é com as perdas financeira dos lojistas. Segundo ele, o shopping contratou carros pipa para combater as chamas.

“Para combater o incêndio mais rapidamente e preservar as reservas de água do shopping”, disse, afirmando ainda ainda que vai abrir um comitê de atendimento aos lojistas que tiveram prejuízo e que o local tem seguro completo contra incêndios.

O governador  Pezão afirmou que vai conversar com o secretário de Desenvolvimento Social, Julio Bueno, para também poder ajudar os lojistas.

“Penso em abrir uma linha de crédito para eles, assim como nós fizemos na tragédia na serra e em outros momentos difíceis.

Segundo a assessoria do shopping, o centro de compras estava vazio no momento em que o fogo começou, já que está fechado por causa do carnaval. A praça de alimentação abriria ao meio-dia. Nesta segunda e na terça haveria banda de marchinhas na Rua do Rio.

Ainda segundo a assessoria do shopping, o fogo começou em uma área de escritórios e depósitos. As causas ainda são desconhecidas. O local tem cerca de 300 lojas.

Fonte: G1 Globo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: