Ir para conteúdo

Combate a incêndio no Centro de Manaus ultrapassa 24 horas

Segundo Bombeiros, mais de 270 mil litros foram utilizados até esta quinta.
Prejuízo com incêndio chega a R$ 5 milhões, diz empresário.

Bombeiros realizam revezamento para combater o incêndio (Foto: Diego Toledano/ G1 AM)Bombeiros realizam revezamento para combater o incêndio (Foto: Diego Toledano/ G1 AM)

O trabalho de combate às chamas do incêndio que destruiu uma distribuidora no Centro de Manaus passa de 24 horas. O combate – iniciado por volta de 7h desta quarta-feira (30) – ainda ocorre na manhã desta quinta (1º). Segundo o Corpo de Bombeiros, mais de 270 mil  litros já foram utilizados na ação até o momento. O prejuízo causado pelo incêndio, segundo o proprietário da empresa, chega a R$ 5 milhões.

Ao G1, o tenente Janderson Lopes, do Corpo de Bombeiros, disse que duas equipes têm trabalhado em sistema de revezamento para combater os focos de calor. Segundo ele, ainda não há previsão de término da ação. “A fase de rescaldo é a mais demorada das fases de extinção de incêndio”, explicou ele.

Outros prédios próximos à distribuidora foram atingidos parcialmente pelas chamas. A ameaça de desabamento, segundo o tenente, ainda existe.

“Como ainda há áreas aquecidas e queimando, o que é visto pela fumaça, o risco do calor ter abalado a estrutura dos prédios é real”, contou.

Segundo o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), a Rua Leovegildo Coelho permanece interditada até que cessem os trabalhos dos bombeiros. O desvio feito pelos agentes de trânsito serve tanto para segurança do tráfego quanto dos militares que ainda trabalham no local.

Até a manhã desta quinta-feira, forte fumaça continuava a sair do prédio (Foto: Diego Toledano/ G1 AM)Até a manhã desta quinta-feira, forte fumaça continuava a sair do prédio (Foto: Diego Toledano/ G1 AM)

O incêndio
De acordo com funcionários do local, uma grande quantidade de fumaça foi percebida por volta das 6h40, no segundo andar do prédio. A distribuidora atingida fica nas proximidades da Igreja dos Remédios. Parte da estrutura desabou. Ainda conforme os relatos, as chamas rapidamente se propagaram e o fogo se alastrou, atingindo outros prédios.

Geovane Rodrigues, que trabalha no local, contou que uma funcionária desmaiou ao perceber o incêndio. A mulher, segundo ele, foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Um bombeiro também precisou ser socorrido e levado a uma unidade de saúde na capital.

Incêndio destrói distribuidora e atinge outros prédios no Centro de Manaus (Foto: Orlando Jr./Rede Amazônica)
Incêndio atingiu distribuidora e outros prédios no
Centro de Manaus(Foto: Orlando Jr./Rede AM)

O Corpo de Bombeiros foi acionado para conter o incêndio. Cinquenta e três bombeiros atuaram no combate as chamas, utilizando 12 viaturas operacionais e cinco administrativas. A Defesa Civil Municipal apoia a ação com três caminhões pipas da Manaus Ambiental.

Recorde de ocorrências
Até o dia 22 de setembro, Manaus contabilizava mais de 260 incêndios em área de vegetação neste ano. Segundo o Corpo de Bombeiros, os chamados se intensificam no segundo semestre do ano, durante o ‘verão amazônico’, período em que são registradas temperaturas superiores a 38º C.

No mês passado, a capital amazonense registrou a taxa recorde de incêndios em em um único dia. Segundo a corporação, foram registrados 20 casos na capital.

Seis ruas adjacentes foram interditadas pelos Manaustrans (Foto: Suelen Gonçalves/G1 AM)Combate as chamas continua após 24 horas do incêndio (Foto: Suelen Gonçalves/G1 AM)
Fonte: G1 Globo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: