Ir para conteúdo

Cano furado impediu incêndio maior em SP; biblioteca pública foi destruída

Espaço tinha 16 mil livros e jornais desde 1923 em Cosmópolis (SP).
Fogo arrebentou tubulação de água em oficina com material inflamável.

061216_1

Um  cano de água que estourou durante o incêndio que destruiu a Biblioteca Municipal de Cosmópolis (SP) impediu que os estragos fossem ainda maiores, segundo o dono de uma funilaria atingida pelo fogo. As chamas começaram em uma pizzaria na noite de sábado (3) e se espalharam para imóveis vizinhos. Havia clientes no local e todos conseguiram sair.

“Hora que o fogo começou a chegar à funilaria, ele derreteu o cano, que começou a esguichar água logo no início do incêndio”, disse o funileiro Luiz Antonio Giuzio. Ele afirma que, se não fosse por isso, as chamas teriam destruído todo estabelecimento e ainda poderia se espalhar mais, já que o local estava cheio de materiais inflamáveis. “Teria queimado tudo aqui”, afirmou.

O dono da pizzaria onde o fogo começou disse que ele e a mulher sentiram um cheio forte de fiação queimada. Eles foram procurar de onde vinha o odor e quando perceberam, as chamas já se alastravam. Os dois chamaram ajuda, mas não conseguiram conter o incêndio. “Foi muito rápido, o teto era muito alto e não sabíamos direito de onde vinham as chamas”, contou Luís Guilhermo Velazquez.

Moradores observam estragos após incêndio em Cosmópolis (Foto: Reprodução/EPTV)
Moradores observam estragos após incêndio
em Cosmópolis (Foto: Reprodução/EPTV)

Apesar da funilaria não ter sido completamente atingida, a Biblioteca Pública Municipal “José Kalil Aun”, que fica entre a pizzaria e a oficina, ficou completamente destruída. Além de cerca de 16 mil livros, o espaço mantinha um acervo da cidade e arquivos com jornais publicados desde 1923. Todos os materiais foram destruídos. “Infelizmente, perdemos tudo”, disse um funcionário.

Os estabelecimentos e a biblioteca ficam na Rua Antonio Carlos Nogueira, no Centro de Cosmópolis. As pessoas que estavam na pizzaria quando o incêndio começou conseguiram sair a tempo e ninguém ficou ferido, de acordo com o Corpo de Bombeiros.

Como parte do teto de um dos imóveis desabou devido às chamas, a Defesa Civil do município foi chamada ao local na manhã de domingo (4) para fazer uma vistoria. As causas do incêndio serão investigadas.

Fogo que começou em pizzaria destruiu Biblioteca Municipal de Cosmópolis (Foto: Reprodução/EPTV)
Fogo que começou em pizzaria destruiu Biblioteca Municipal de Cosmópolis (Foto: Reprodução/EPTV)
Teto de pizzaria desabou após incêndio em Cosmópolis (Foto: Reprodução/EPTV)
Teto de pizzaria desabou após incêndio em Cosmópolis (Foto: Reprodução/EPTV)

Fonte: G1 Globo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: