Ir para conteúdo

Incêndio atinge indústria farmacêutica EMS em Hortolândia; imóveis no entorno foram evacuados

Fogo começou na manhã deste sábado (20). Indústria fica na margem da Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença, a Campinas-Monte Mor. Não há feridos.

Foto: André Natale/EPTV

Um incêndio de grandes proporções atingiu a indústria farmacêutica EMS neste sábado (20), em Hortolândia (SP). Uma grande coluna de fumaça podia ser vista de longe. Imóveis foram evacuados no entorno. Segundo a empresa, o incêndio começou por volta das 11h30.

O fogo foi controlado à tarde e a produção está interrompida. A EMS ainda não sabe quando as atividades poderão ser retomadas.

Um evento com famílias e filhos de funcionários estava ocorrendo na empresa quando o fogo começou. De acordo com a EMS, funcionários e visitantes deixaram o local e não há feridos.

Do lado de fora, no fim da manhã, foi possível ver que parte da estrutura lateral desabou. Barulhos de explosões eram ouvidos no entorno da empresa.

A reportagem da EPTV, afiliada da TV Globo, conversou com funcionários no local, que informaram ter cerca de 1 mil a 1,2 mil pessoas trabalhando na empresa no fim de semana. Neste turno da manhã havia cerca de 500 profissionais. A indústria é uma das maiores do Brasil.

Moradores da região registraram em vídeo a coluna de fumaça que se formou, e podia ser vista a quilômetros de distância. Veja no vídeo, abaixo.

Fogo no almoxarifado

O fogo teria começado na área do almoxarifado, onde embalagens são montadas para transporte dos remédios e produtos. De acordo com informações da EMS, o fogo atingiu a área de desenvolvimento de produtos e parte do almoxarifado.

Segundo funcionários, no local há muito estoque de embalagens, papelão, vidros e plásticos. E, ainda, estoques de produtos químicos usados na fabricação de remédios, e produtos já acabados.

Incêndio de grandes proporções atinge indústria farmacêutica EMS em Hortolândia — Foto: Márcio Silveira/EPTV

A indústria fica no km 8 da Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença, a Campinas-Monte Mor, na altura do bairro Chácaras Assay, na entrada da cidade. O trânsito no local foi bloqueado.

Apenas equipes que trabalham no combate ao incêndio e no resgate conseguiam acessar a área.

Bombeiros combatem fogo na EMS e interditaram área no entorno. Casas foram evacuadas. — Foto: Márcio Silveira/EPTV

Uma das maiores do Brasil

De acordo com informações da página oficial da EMS, a planta de Hortolândia foi inagurada em 1999 como o maior complexo industrial da empresa. Passou por expansão em 2011.

A EMS foi fundada há 50 anos, tem capital 100% brasileiro e exporta para mais de 40 países.

Segundo a empresa, a EMS possui o maior portfólio no Brasil entre anti-inflamatórios, analgésicos, antibióticos, antiulcerosos, anti-hipertensivos, anti-helmínticos, antidiabéticos, corticoides tópicos e antigripais.

Coluna de fumaça de incêndio na EMS pode ser vista de longe — Foto: Reprodução/EPTV

O que diz a EMS

Em nota, a empresa farmacêutica destaca que o incêndio começou por volta das 11h30, e atingiu uma área de seu Centro de Pesquisa & Desenvolvimento e do Almoxarifado, na unidade da empresa em Hortolândia.

“O Corpo de Bombeiros chegou ao local rapidamente e ainda está trabalhando no combate às chamas. A Brigada de Emergência funcionou imediatamente, evacuando todos os espaços, onde havia cerca de 80 colaboradores. Não há feridos. As causas estão sendo investigadas.”

Incêndio em empresa farmacêutica em Hortolândia neste sábado (20) — Foto: André Natale/EPTV
Incêndio de grandes proporções atinge a EMS, em Hortolândia (SP) — Foto: Gustavo Biano/EPTV

Fonte: G1 Globo

Um comentário em “Incêndio atinge indústria farmacêutica EMS em Hortolândia; imóveis no entorno foram evacuados Deixe um comentário

  1. Mais um incêndio de grandes proporções, juro que não consigo enterder tamanha burrice de isto acontecer continuamente, pois hoje no mercado mundial existem Centrais Inteligentes de Alarme e Detecção de Incêndio que alertam rapidamente o princípio de um incêndio em qualquer ponto onde estiver acontecendo o sinistro. Para mim isto aqui no Brasil é muita burrice ou simplesmente falta de conhecimento sobre Sistemas modernos e avançados que temos a nossa disposição no mercado mundial em segurança e prevenção de incêndios. Muita burrice e despreparo!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: