Incêndio atinge indústria farmacêutica EMS em Hortolândia; imóveis no entorno foram evacuados
Fogo começou na manhã deste sábado (20). Indústria fica na margem da Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença, a Campinas-Monte Mor. Não há feridos.

Um incêndio de grandes proporções atingiu a indústria farmacêutica EMS neste sábado (20), em Hortolândia (SP). Uma grande coluna de fumaça podia ser vista de longe. Imóveis foram evacuados no entorno. Segundo a empresa, o incêndio começou por volta das 11h30.
O fogo foi controlado à tarde e a produção está interrompida. A EMS ainda não sabe quando as atividades poderão ser retomadas.
Um evento com famílias e filhos de funcionários estava ocorrendo na empresa quando o fogo começou. De acordo com a EMS, funcionários e visitantes deixaram o local e não há feridos.
Do lado de fora, no fim da manhã, foi possível ver que parte da estrutura lateral desabou. Barulhos de explosões eram ouvidos no entorno da empresa.
A reportagem da EPTV, afiliada da TV Globo, conversou com funcionários no local, que informaram ter cerca de 1 mil a 1,2 mil pessoas trabalhando na empresa no fim de semana. Neste turno da manhã havia cerca de 500 profissionais. A indústria é uma das maiores do Brasil.
Fogo no almoxarifado
O fogo teria começado na área do almoxarifado, onde embalagens são montadas para transporte dos remédios e produtos. De acordo com informações da EMS, o fogo atingiu a área de desenvolvimento de produtos e parte do almoxarifado.
Segundo funcionários, no local há muito estoque de embalagens, papelão, vidros e plásticos. E, ainda, estoques de produtos químicos usados na fabricação de remédios, e produtos já acabados.

A indústria fica no km 8 da Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença, a Campinas-Monte Mor, na altura do bairro Chácaras Assay, na entrada da cidade. O trânsito no local foi bloqueado.
Apenas equipes que trabalham no combate ao incêndio e no resgate conseguiam acessar a área.

Uma das maiores do Brasil
De acordo com informações da página oficial da EMS, a planta de Hortolândia foi inagurada em 1999 como o maior complexo industrial da empresa. Passou por expansão em 2011.
A EMS foi fundada há 50 anos, tem capital 100% brasileiro e exporta para mais de 40 países.
Segundo a empresa, a EMS possui o maior portfólio no Brasil entre anti-inflamatórios, analgésicos, antibióticos, antiulcerosos, anti-hipertensivos, anti-helmínticos, antidiabéticos, corticoides tópicos e antigripais.

O que diz a EMS
Em nota, a empresa farmacêutica destaca que o incêndio começou por volta das 11h30, e atingiu uma área de seu Centro de Pesquisa & Desenvolvimento e do Almoxarifado, na unidade da empresa em Hortolândia.
“O Corpo de Bombeiros chegou ao local rapidamente e ainda está trabalhando no combate às chamas. A Brigada de Emergência funcionou imediatamente, evacuando todos os espaços, onde havia cerca de 80 colaboradores. Não há feridos. As causas estão sendo investigadas.”


Fonte: G1 Globo
Categorias
Blog SCI, Corpo de Bombeiros, fogo, incêndio, Incêndios em Indústrias, [Incêndios em SP]
Mais um incêndio de grandes proporções, juro que não consigo enterder tamanha burrice de isto acontecer continuamente, pois hoje no mercado mundial existem Centrais Inteligentes de Alarme e Detecção de Incêndio que alertam rapidamente o princípio de um incêndio em qualquer ponto onde estiver acontecendo o sinistro. Para mim isto aqui no Brasil é muita burrice ou simplesmente falta de conhecimento sobre Sistemas modernos e avançados que temos a nossa disposição no mercado mundial em segurança e prevenção de incêndios. Muita burrice e despreparo!!!