Ir para conteúdo

Incêndio em Jaboatão dos Guararapes destrói galpões industriais no bairro de Prazeres; veja vídeo

Área atingida pelas chamas, nesta quinta (19), é de condomínio industrial que fica na antiga BR-101. Ninguém ficou ferido, segundo o Corpo de Bombeiros.

200821-1
Incêndio atinge fábrica em Prazeres, Jaboatão dos Guararapes

Um incêndio atingiu um condomínio industrial onde funcionam diversas fábricas, localizado na antiga BR-101 Sul, no bairro de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, nesta quinta-feira (19) (veja vídeo acima). Imagens aéreas mostraram que a parte interna do imóvel e caminhões foram destruídos pelas chamas.

O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta de 1h10 e, segundo a corporação, não houve registro de feridos. Até as 12h, a corporação ainda trabalhava no local e já tinha usado mais de 190 mil litros de água. O condomínio tem dois blocos de galpões, mas apenas um, do lado direito, foi atingido.

Uma das áreas atingidas foi um centro de distribuição ligado à Betânia Lácteos. Em nota, a Betânia reforçou que não houve feridos e informou que “está trabalhando para garantir que não haja ruptura no abastecimento dos clientes, reorganizando sua logística para que os produtos sejam enviados de outras unidades de distribuição e cheguem o mais breve possível aos parceiros”.

200821-2
Explosões são registradas durante incêndio em fábrica no Grande Recife

Inicialmente, os bombeiros divulgaram que o local atingido pelo fogo era uma fábrica. O nome do complexo empresarial é Industrial Condomínio DAS, que aluga galpões para outras empresas.

No imóvel, havia dez funcionários no momento em que o incêndio começou. Todos conseguiram sair sem se ferir.

O tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Cristiano Corrêa, comandante da operação de combate às chamas, explicou que, devido ao horário em que as chamas começaram, havia menos funcionários e, com isso, o fogo só foi notado quando já estava se espalhando.

Imagens feitas pelo Globocop mostraram como estavam as chamas dentro do galpão pela manhã. Caminhões que estavam do lado de fora, estacionados perto da fábrica, foram completamente destruídos. Explosões foram registradas dentro do imóvel (veja vídeo acima).

200821-3
Corpo de Bombeiros combate incêndio em condomínio industrial em Jaboatão, no Grande Recife — Foto: Reprodução/TV Globo

Há, no imóvel atingido, sete galpões de seis empresas. Trabalhadores do local informaram à TV Globo que, no bloco em que o incêndio começou, há uma empresa de material elétrico.

O comandante do Corpo de Bombeiros explicou que, no local, havia óleo mineral, que é utilizado em transformadores elétricos e é bastante inflamável. Durante a madrugada, as equipes trabalharam para segmentar os diferentes tipos de materiais e combater às chamas.

“O fogo não está extinto, mas está controlado. Significa que não tende a se espalhar. A estrutura está comprometida, mas vamos fazendo o trabalho de ganhar metro a metro, centímetro a centímetro, dentro do que já está colapsado”, apontou.

img-200821-4
Incêndio em condomínio industrial destruiu galpão e veículos, em Jaboatão, no Grande Recife — Foto: Danilo César/TV Globo

Côrrea explicou, ainda, que a grande quantidade de calor pode ter afetado diferentes partes dos galpões e que cada parede vai necessitar de uma análise. Segundo ele, somente uma perícia futura pode indicar onde e como o fogo começou.

“Nesse momento, seria leviano de nossa parte falar de motivações ou de ponto de ignição do incêndio. Tem que ter uma investigação sobre isso”, declarou o comandante da operação do Corpo de Bombeiros.

A prefeitura de Jaboatão informou que a Defesa Civil do município foi até o local para dar suporte ao Corpo de Bombeiros com carro-pipa. Segundo os Bombeiros, o local conta com hidrantes, mas carros-pipa foram utilizados porque a energia do local precisou desligada.

200821-5
Explosões são registradas em incêndio em condomínio industrial em Jaboatão, no Grande Recife — Foto: Reprodução/TV Globo

A Defesa Civil aguardava, nesta manhã, a liberação da área pelos bombeiros para, “após o esfriamento do local, realizar perícia e emitir laudo técnico acerca dos danos causados à estrutura”.

Imagens enviadas ao WhatsApp da TV Globo mostraram a fumaça na rodovia. De acordo com o mestre de obras Gesiel Lourenço, alguns curiosos paravam no local para ver do que se tratava.

“Passo todo dia aqui por conta do ônibus em direção ao trabalho. O ar estava bem ‘pesado’ quando a gente passou, mas mesmo assim algumas pessoas paravam para olhar”, afirmou. Segundo ele, o trânsito no local estava fluindo apesar da ocorrência.

200821-6
Imagem aérea mostra fumaça saindo de fábrica que pegou fogo nesta quinta-feira (19), em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife — Foto: Reprodução/TV Globo

Outro incêndio

Na noite da quarta-feira (18), outro incêndio foi registrado na Região Metropolitana. O estabelecimento atingido foi uma loja de peças para veículos, localizada no bairro de Afogados, na Zona Oeste do Recife (veja vídeo abaixo). De acordo com o Corpo de Bombeiros, foi um incêndio de grandes proporções e casas do entorno precisaram ser interditadas.

200821-7
Incêndio atinge loja de peças de automóveis em Afogados

Não houve registro de vítimas. Segundo funcionários do local que preferiram não gravar entrevistas, o estabelecimento fazia parte de uma rede que contava com outras quatro lojas. O fogo começou após o fim do expediente.

Fonte: G1 Globo 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: